fbpx

3 habilidades que todo estagiário deve ter

Cansado de distribuir currículos em todas as construtoras que vê pela frente e não conseguir sequer uma oportunidade? A grande maioria dos estudantes de engenharia civil passa por isso pelo simples fato de não conhecer as habilidades que as empresas mais procuram em um futuro engenheiro.

Se você tem estômago fraco para a verdade, é melhor não continuar a ler. Mas se você quer saber as 3 principais habilidades que vão te destacar como estagiário e garantir uma efetivação, continua lendo!

Entrevista de estágio
Entrevista de estágio

Comportamento das empresas de construção

Antes de entender essas habilidades, você precisa desmistificar alguns fatos e entender como se comportam as empresas de construção em geral.

Contato com a empresa

As empresas de construção têm diversos afazeres e, em geral, não querem gastar tempo selecionando um estagiário. Aceite o fato de que elas dificilmente irão perder tempo lendo currículos. Isso não é exatamente algo ruim da construtora, apenas ela não possui a cultura de ir ao mercado atrás de novos talentos.

Você precisará então buscar maneiras alternativas de contatar essas empresas e mostrar o seu valor. Caso queira saber as maneiras de contatar essas empresas, em breve estaremos lançando o nosso curso online ensinando tudo o que você deve aprender para conseguir um estágio na área de engenharia civil.

Aceite, mas não se conforme

Sempre haverá a possibilidade de uma empresa querer contratar você ou qualquer outra pessoa, tenha a humildade de saber que não é o melhor e que está ali para dar o seu melhor. É como diz aquele velho ditado: “o não você já tem de qualquer jeito, agora vá atrás do sim.” Aceite, mas não se conforme.

Verdadeira recompensa

Existem empresas que irão querer tratar o estagiário como ninguém (inclusive dando a ele a “oportunidade de trabalhar de graça em troca de conhecimento”). Julgue se realmente vale à pena entrar em uma empresa dessas, se você terá oportunidade de aprender, chance para crescer ou se você estará em uma cilada, pagando para estar nas obras dos outros sem aprender nada.

Funcionários de uma construtora
Funcionários de uma construtora

Habilidades do estagiário

Agora que você já tem em mente que correr atrás do seu estágio dos sonhos será um caminho cheio de percalços, vamos para o que interessa: as 3 principais habilidades que irão garantir a você um estágio na área de engenharia civil:

Habilidade 1: Comunicação (verbal e não-verbal)

Saber falar bem e ter uma postura congruente é um diferencial gigantesco durante uma seleção! É extremamente importante que você consiga conquistar o seu interlocutor, mostrar para ele que você está ali para ser diferente.

E não adiante dizer “ah eu sou diferente”, a sua postura precisa ser diferente, confiante, de quem realmente quer estar ali. Saber entender o que as pessoas estão falando com empatia o tornará um líder excepcional e, acredite, para as empresas isso é muito mais importante que saber a resistência do concreto ou o momento fletor de uma viga.

Habilidade 2: Proatividade

Muito se fala em proatividade como estar sempre disponível para o que acontecer. Mas proatividade é um conceito muito mais amplo! O melhor problema é aquele que não acontece, anteveja os problemas e já os resolva. Busque informações e conhecimentos técnicos que não tem para resolver determinado problema.

Esteja buscando entender tudo que está se passando a seu redor. Essa habilidade é visível em uma pessoa desde o primeiro minuto de conversa, então ela será um diferencial competitivo muito grande durante a busca por um estágio.

Habilidade 3: Criatividade

Quer impressionar durante uma seletiva de estágio? Seja criativo e pense fora da caixa. Apresente soluções para problemas muito diferentes do que se possa esperar, combinando conhecimentos de outras áreas com o de engenharia.

Essa habilidade impressionará o seu interlocutor e lhe colocará em posição de vantagem sempre! Afinal, quem não gostaria de ter em sua equipe alguém que consiga simplificar soluções extremamente complexas e caras? Ah, e não pense que ser criativo é ser mirabolante, até mesmo contar uma piada que tenha sentido no contexto e que possa tornar o clima mais ameno e menos tenso faz parte de ser criativo!

Seja criativo
Seja criativo

Agora você já tem em mãos as 3 principais habilidades para conseguir um estágio na área de engenharia civil, busque desenvolvê-las e com certeza terá grandes chances de ser contratado. Mas não esqueça, conhecimento técnico também é muito importante, especialmente quando você consegue por em prática de maneira simples e palpável. Por isso, não deixe de ler outra conteúdo em nosso blog, se inscrever em nossa newsletter e acompanhar nosso canal no Youtube!

Deixe um comentário