fbpx
AGREGADO-USAR-CAPA

A influência do agregado graúdo no concreto

Você como o tipo de agregado graúdo influencia nas propriedades do concreto? É comum compreendermos a importância dos agregados na dosagem do concreto, bem como conhecer suas diversas granulometrias. Hoje, entretanto, iremos compreender como a sua forma irá interferir diretamente na qualidade do concreto usado em sua obra.

Influência do agregado graúdo no concreto – Introdução

Conforme ensina Petrucci, os agregados graúdos, do ponto de vista da forma das partículas componente, podem ser classificados em dois grandes grupos. São eles os agregados de grão arredondados e os agregados de grãos angulosos.

Ainda, é importante destacar que esses dois tipos são usados indistintamente como agregados graúdos durante a confecção do concreto.

Entretanto, quanto às propriedades do concreto produzido, distinguem-se as que têm importância no estado plástico (concreto fresco), recém misturado, das fundamentais no estado endurecido.

Uma das propriedades que podemos destacar para o concreto fresco é a trabalhabilidade. Das propriedades do concreto endurecido, por sua vez, situa-se como mais importante a sua resistência à compressão.

Influência do agregado graúdo nas propriedades

De acordo com Petrucci, a influência exercida pelo agregado graúdo sobre as duas propriedades fundamentais citadas anteriormente se traduz por meio das seguintes características dos grãos:

  • Diâmetro máximo;
  • Granulometria;
  • Forma do grão.

Admitindo-se que dois materiais possuam o mesmo diâmetro máximo e a mesma granulometria, e formas de grãos diferentes, analisa-se a influência deste último fator.

Em relação à forma arredondada (ex: seixo rolado), deve-se dizer que ela tem menor índice de vazios quando comparado com a forma angular (ex: pedra britada). Nesta última, o índice de vazios crescerá da forma cúbica à forma de agulha.

Consequências

Como primeira consequência, pode-se preparar um concreto com menor porcentagem de areia, dando uma composição total adequada. Logo, isso trará a exigência de menor teor de água para molhar o material, oferecendo menor superfície específica.

Ainda, atenta-se para o fato de que a forma dos grãos pode facilitar o seu movimento, tendo-se no concreto com seixo rolado uma boa trabalhabilidade com relativamente pouca água.

Ou seja, em igualdade de água, o concreto de seixo rolado é mais plástico que o concreto de pedra britada. Ou, ainda, em igualdade de trabalhabilidade a quantidade de água empregada é menor para o concreto de seixo rolado (forma arredondada) que para o de pedra britada (forma angular).

Portanto, como dentro de certas condições a resistência à compressão depende fundamentalmente do fator água/cimento, não é de se desprezar as vantagens que o tipo de agregado graúdo oferece de conduzir a concretos de baixas relações a/c, com trabalhabilidade nas condições da obra.

Outras considerações acerca da forma do agregado graúdo

Por outro lado, deve-se levar em conta que a pedra britada, em razão de sua forma angular, oferece uma aderência maior à argamassa que a envolve do que o pedregulho arredondado.

Assim, em igualdade de relação a/c, desde que se consiga um produto perfeitamente lançado e adensado, o concreto de pedra britada conduzirá a concretos mais resistentes do que o de seixo rolado, pois a parte mais fragilizada é a ligação entre aglomerante e agregado.

Ainda, é importante ressaltar que a possível existência do material pulverulento no agregado graúdo vai afetar mais o concreto de seixo do que o de o concreto de brita, pela diminuição de aderência.

Então, se a resistência mecânica for a de tração, então a influência da aderência será ainda maior. Logo, para concretos usados em pavimentação, é mais aconselhável o emprego de pedra britada do que de seixo rolado.

Considerações finais

Há, portanto, duas propriedades antagônicas no que tange o tipo de agregado graúdo: a forma arredondada, facilitando a trabalhabilidade e piorando a aderência; e a forma angular, com pior trabalhabilidade, mas tornando bem melhor a ligação do agregado com a argamassa.

Assim, cada tipo de agregado tem uma propriedade positiva e outra negativa, e a escolha de um ou outro dependerá:

  1. Do tipo de obra;
  2. Da facilidade em se concretar a peça;
  3. Dos meios de que se dispõe para o adensamento do concreto;
  4. Da equipe que irá executar;
  5. Das propriedades buscadas;
  6. Do custo do agregado.

Deixe um comentário