fbpx
ADITIVO-CAPA-USAR

Aditivos para concreto: uma abordagem inicial

Atualmente, o mercado da construção conta com uma grande variedade de aditivos para o concreto; assim, o nosso estudo recairá sobre a definição desses produtos e a apresentação de tipos mais tradicionais de aditivos para concreto.

O que são aditivos para concreto?

Basicamente, aditivos são substâncias adicionadas intencionalmente ao concreto, com a finalidade de reforçar ou melhorar suas características, podendo auxiliar desde o seu preparo até o produto acabado.

Ainda, é importante deixar claro que os aditivos NUNCA têm a pretensão de corrigir defeitos intrínsecos ao concreto, oriundos de um processo de dosagem inadequado, incorreta ou até mesmo no que tange a qualidade do material utilizado. Ou seja, os aditivos para concreto surgiram como um complemento, e não como uma obrigação de acertar vícios de origem.

Então, para melhorar caracterizar os objetivos que se pretendem alcançar com o uso dos aditivos, serão enumerados abaixo ALGUNS casos de aplicações, possíveis no dia a dia da Construção Civil:

  • Aumento de compacidade;
  • Acréscimo de resistência aos esforços mecânicos;
  • Melhora da trabalhabilidade;
  • Diminuição da higroscopicidade;
  • Melhora da impermeabilidade;
  • Diminuição da retração;
  • Aumento da durabilidade;
  • Melhora do endurecimento nas concretagens em tempo frio;
  • Aptidão para ser injetado (argamassa tixotrópica);
  • Possibilidade de retirada das escoras e fôrmas no curto prazo;
  • Preparo de concretos leves;
  • Diminuição do calor de hidratação;
  • Retardamento ou aceleração da pega.

Classificação dos aditivos para concretos

De modo abrangente, os aditivos podem ser classificados em: (a) plastificantes; (b) incorporadores de ar; (c) produtos de cura; (d) dispersores; (e) impermeabilizantes; (f) produtores de gás ou espuma.

Como bem elucida Eládio (1982), a classificação é incompleta, mas contempla os principais aditivos.

a) Aditivos plastificantes:

Esses aditivos têm por finalidade melhorar a plasticidade das argamassas e concretos, permitindo, consequentemente, uma melhor compactação com o menor dispêndio de energia ou, então, redução da quantidade de água.

A redução de água, por sua vez, diminui os riscos de retração do material, aumentando a resistência ou economizando material.

b) Incorporadores de ar:

Sua principal finalidade é aumentar a durabilidade das argamassas e concretos; ainda, melhoram a plasticidade, tornando sua aplicação no dia a dia mais fácil.

c) Produtos de Cura:

São substâncias pulverizáveis sobre o concreto, logo após seu lançamento, para obturar os capilares da superfície e impedir a evaporação da água de amassamento, nos primeiros dias. São de uso muito interessante nos lugares de baixa higrometria ou em concretos sujeitos à insolação e aos ventos fortes.

d) Dispersores:

Trata-se de produtos que, por sua adsorção à superfície dos grãos de cimento e elementos mais finos de areia, desfloculam os grãos e os mantêm num estado de dispersão estável, em face das ações repulsivas de natureza elétrica.

Esses aditivos para concreto ou argamassas são adotados quando buscamos uma melhor resistência mecânica ou quando queremos obter argamassas injetáveis. Ainda, a argamassa coloidal pode ser obtida pela laminação dos grãos em aparelho especial, dotado de alta velocidade, que os eletriza temporariamente por choques e atritos.

e) Aditivos Impermeabilizantes:

Como o nome já sugere, esses aditivos agem ou por obstrução dos poros ou por ação repulsiva com relação à água.

f) Produtores de gás ou espuma:

Por fim, os produtores de gás ou espuma são aditivos capazes de produzir, na massa do concreto, bolhas de gás ou de espuma, dando origem aos concretos porosos.

Considerações finais

Entenda que o que trouxemos neste artigo foi apenas uma pontinha do que pode ser estudado acerca dos aditivos para concretos ou argamassas, conforme a visão de Eládio (1982). Além disso, em artigos futuros, pretendo aprofundar neste tópico e trazer outras referências técnicas, tais como Neville e Fusco.

Até lá, eu deixo a você o meu agradecimento pela atenção e me disponho para tirar quaisquer dúvidas.

 

Abraços do João!

Deixe um comentário