fbpx
Softwares Engenharia

Os principais softwares de engenharia e suas funcionalidades

No universo acadêmico da engenharia civil, estamos cercados por softwares que nos ajudam a executar as diferentes tarefas e projetos que este ramo abrange.

E para que você não fique perdido no meio de tantas opções, preparamos este guia para te ajudar a conhecer os principais softwares e decidir quais aqueles que você não pode deixar de dominar.

Os softwares serão apresentados em grupos, de acordo com sua função: estruturas, gestão, desenhos 3D, orçamento e complementares.

Softwares de estruturas

O ramo de estruturas é com certeza um dos mais complexos e trabalhosos da engenharia civil.

Por causa disso, foi desenvolvida uma enorme gama de softwares: há os que realizam a análise estrutural como também os que cuidam do cálculo da estrutura em si; enquanto uns tratam de estruturas metálicas outros o fazem para as de concreto armado e por aí vai.

Vamos começar falando dos softwares que realizam projetos de estruturas de concreto armado.

EBERICK

Logo Software de Engenharia Eberick
Fonte: AltoQi

O Eberick é um software desenvolvido pela AltoQi para projetos estruturais em concreto armado moldado in-loco e concreto pré-moldado que engloba as etapas de lançamento, análise da estrutura, dimensionamento e o detalhamento final dos elementos, além da visualização tridimensional da estrutura modelada.

A versão mais recente do programa, o Eberick 2018, permite a inclusão de vigas e pilares de outros materiais (como aço e madeira) na estrutura de concreto. Possui também algoritmo exclusivo que encontra a seção transversal mais econômica para cada viga ou pilar da estrutura.

Conheça as outras vantagens no site.

O Eberick possui versão acadêmica, que pode ser baixada gratuitamente.

Projeto estrutural realizado com auxílio do software de engenharia Eberick
Vista frontal do projeto estrutural do Residencial L’Essence Jurerê, feito com auxílio do software Eberick. A estrutura é feita em concreto armado moldado in loco e vedação em alvenaria. Fonte: Galeria de Projetos AltoQi.

CAD/TQS

Software de Engenharia TQS
Fonte: TQS.

O CAD/TQS é um software para projeto estrutural, cálculo, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado e protendido.

O CAD/TQS disponibiliza ao Engenheiro Estrutural um cálculo diferenciado de flechas de fissuração em pavimentos de concreto, na qual são consideradas: a fissuração do concreto, a presença real das armaduras, a fluência, o cálculo de flechas sob alvenarias após a sua construção, o processo incremental, análise de vibrações, etc.

O software também calcula e detalha pilares esbeltos.

Um diferencial do TQS é seu Sistema de Interação Solo – Estrutura, o SISEs, que tem o propósito de auxiliar os engenheiros, geotécnicos e estruturais na elaboração dos projetos de fundações e da estrutura propriamente dita (superestrutura).

O CAD/TQS disponibiliza um editor gráfico próprio que possui todos os recursos necessários para uma completa edição/criação de qualquer desenho (arquitetura, fôrma, armação…), tornando desnecessária aquisição de outro software de edição gráfica tipo CAD.

As inovações referentes à sua versão mais recente estão disponíveis no site oficial do TQS.

Este software também possui versão acadêmica gratuita.

Projeto estrutural realizado com auxílio do software de engenharia TQS
Projeto de edifício residencial e comercial desenvolvido com auxílio do software CAD/TQS. Fonte: Galeria de Projetos TQS.

Se você tem interesse em ingressar na área de cálculo estrutural, recomendo bastante o curso Essencial em Concreto Armado do professor Rangel Lages em que você irá aprender a utilizar o software TQS (na minha opinião, o melhor software do mercado) passando por TODAS as etapas (desde a concepção estrutural até elaboração das pranchas) necessárias para o desenvolvimento de um projeto completo.

CYPECAD

Logo Software de engenharia Cypecad
Fonte: Multiplus

O CYPECAD é um programa para projeto estrutural em concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço que engloba as etapas de lançamento do projeto, análise e cálculo estrutural, dimensionamento e detalhamento final dos elementos.

Os recursos para detalhamento e dimensionamento estão de acordo com as normas brasileiras de concreto armado (NBR 6118:2014), fundações (NBR 6122:2010), carregamentos (NBR 6120:1980), barras (NBR 7480:2007), ventos (NBR 6123:1988), ações e combinações (NBR 8681:2003).

Assim como o CAD/TQS, o CYPECAD também possui um editor gráfico próprio que possui os recursos necessários para desenvolver projetos estruturais.

Sua versão mais recente conta com novos recursos como a possibilidade de adicionar comentários ao projeto e a criação de uma biblioteca de concreto do usuário. Mais informações no site oficial.

Este software também possui versão gratuita.

Projetos estruturais elaborados no software de engenharia CypeCad
Projetos estruturais desenvolvidos com o CYPECAD. Fonte: Multiplus.

Vamos conhecer agora alguns softwares especializados em estruturas metálicas.

METÁLICAS 3D

O Metálicas 3D é um software para cálculo estrutural e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, estruturas de alumínio e estruturas de madeira. É distribuído pela mesma empresa responsável pelo CYPECAD, a Multiplus.

Possui uma entrada de dados gráfico fácil, onde o usuário pode desenhar a estrutura com um prático comando de cotas. Basta informar as dimensões do projeto ou importar um desenho feito em qualquer software CAD (arquivos dwg ou dxf) e as linhas do desenho serão transformadas em barras, sem a necessidade de redesenhar toda a estrutura.

O programa contém uma ampla biblioteca de perfis com os principais fabricantes brasileiros cadastrados, além de permitir a edição e o cadastro de novos perfis dentro de séries existentes.

Através do cálculo automático dos coeficientes de flambagem, o software determina automaticamente, em função dos nós da estrutura, os valores mais apropriados, inclusive para estruturas complexas, permitindo ao engenheiro adotar o coeficiente que achar mais adequado.

Após o cálculo da estrutura, o software Metálicas 3D gera um relatório com todas as barras que não satisfazem alguma verificação conforme a norma escolhida e indica qual perfil seria o correto para aquela situação.

Com o recurso de redimensionamento o software altera automaticamente todas as barras que não estão “passando”, dimensionando assim uma estrutura com o menor peso possível.

O Metálicas 3D é o único software que também calcula e dimensiona estruturas de madeira de acordo com a NBR 7190, permite definir o tipo de madeira e as classes de resistências.

O programa também possui versão gratuita e para conhecer mais sobre suas funcionalidades, basta acessar o site.

Projetos estruturais elaborados no software de engenharia Metálicas 3D
Projeto estrutural elaborado com a utilização do software Metálicas 3D. Fonte: Multiplus.

TRICALC

Logo do Software de Engenharia Tricalc
Fonte: Graphisoft.

O Tricalc calcula estruturas metálicas, de concreto e de qualquer material, inclusive estruturas de concreto com coberturas metálicas. O grande diferencial do Tricalc em relação aos outros softwares estruturais é que ele permite conhecer os cálculos intermediários, vindo acompanhado de uma ampla memória de cálculo que explica os métodos e os coeficientes utilizados no cálculo, e que pode entregar-se conjuntamente com a memória do projeto.

O software também é capaz de realizar cálculo sísmico avançado.

O Tricalc está disponível na versão para estudante e para saber mais sobre suas características, basta acessar o site oficial.

Interface do software de engenharia Tricalc
Interface do Software Tricalc. Fonte: Galeria de exemplos Tricalc da Arktec.

Vamos conhecer agora os principais softwares para análise estrutural disponíveis no mercado, lembrando que a análise estrutural é a determinação dos efeitos de cargas sobre estruturas físicas e seus componentes.

FTOOL

Provavelmente você já conhece e utiliza ou já utilizou este aqui. O Ftool é um software acadêmico e completamente gratuito capaz de realizar a análise estrutural de estruturas planas. Sua versão mais recente, no entanto, possui a opção de compra de um pacote avançado.

Desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha da PUC-Rio, tornou-se amplamente popular entre os estudantes de engenharia devido à sua facilidade de interação e larga aplicabilidade, auxiliando nos estudos de disciplinas de análise estrutural.

Se ainda não utiliza o programa, você pode fazer o download aqui

Software de Engenharia Ftool
Utilização do Ftool para cálculo do diagrama de momento fletor de uma ponte. Fonte: Alis-sol.

STRAP

Logo Software de Engenharia STRAP
Fonte: Sae Eng.

O STRAP é um programa de análise estrutural por elementos finitos. O programa é totalmente gráfico e possui uma grande variedade de recursos que facilitam e agilizam a modelagem e análise de estruturas simples ou complexas.

O programa também é capaz de levar em conta na análise da estrutura as frequências naturais, a análise sísmica e análise de forças vibratórias.

Infelizmente, o STRAP não possui uma versão de estudante, mas você pode baixar uma versão de teste disponível por tempo limitado. Para mais informações, acesse o site oficial

SAP 2000

Logo Software de engenharia SAP 2000
Fonte: Graphisoft.

O SAP 2000 é um software para análise estrutural e dinâmica, linear e não-linear por elementos finitos.

O SAP 2000 é apropriado para realizar desde a análise de um pequeno e simples pórtico 2D até uma análise dinâmica não- linear 3D grande e complexa.

O SAP 2000 está disponível na versão de estudante e mais informações podem ser adquiridas no site.

Softwares de gestão

A capacidade de fazer uma boa gestão de projetos é uma das características mais desejáveis em um engenheiro. E para lhe auxiliar nessa tarefa, vamos apresentar agora alguns softwares de gestão.

MS PROJECT

O MS Project é um produto da Microsoft para gerenciamento de projetos. O Project gerencia 3 fatores de seu projeto, de forma interdependente e sujeitos a alterações no decorrer do processo. No caso de haver modificação em um dos fatores, os outros também serão afetados. São eles: tempo, recursos e escopo.

O MS Project possui uma versão de teste, disponível por tempo limitado. Confira em no site oficial.

Software de Engenharia MS Project
Interface do MS Project. Fonte: FVA Professional Coaching.

ARQUIMEDES

O Arquimedes é um programa para geração de orçamentos de obra, planejamento de atividades, acompanhamento de serviços e controle financeiro. Também é distribuído pela Multiplus, responsável pelo CYPECAD e Metálicas 3D.

É utilizado para obter os principais documentos para gestão de uma obra, tais como: mapa de quantidades, orçamentos, caderno de encargos, plano de trabalho, cronograma físico-financeiro, relatórios de curva “ABC” e gráficos de curva “S”. 

Está equipado com ferramentas para medições de acompanhamento, gerando comparativos entre serviços orçados e executados. A utilização de um software como esse permite a otimização do tempo, fator de extremo importância quando se trata de obras civis.

Assim como os outros softwares distribuídos pela Multiplus (CYPECAD, Metálicas 3D), o Arquimedes também possui uma versão gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial

Software de Engenharia Arquimedes
Interface do software para orçamentos Arquimedes. Fonte: Multiplus.

PRIMAVERA CONSTRUCTION

O software da Primavera especializado em construção, o Primavera Construction , cuida não apenas do orçamento da obra, mas do seu ciclo de vida total.

Este programa não possui versão de teste ou gratuita. Conheça mais no site.

Interface do software de engenharia Primavera Construction
Interface do software de gestão Primavera Construction. Fonte: Primavera.

Softwares de Desenho em 3D

A visualização do projeto em 3D é essencial e para isso contamos com o auxílio dos softwares de desenho, que estão dentre os mais utilizados pelos estudantes de engenharia e arquitetura, principalmente, desde o início do curso.

AUTOCAD

Logo do Software de Engenharia AutoCAD
Fonte: O7 Services.

O AutoCAD é um dos softwares mais vendidos e utilizados no mundo e líder absoluto na área de CAD (Computer Aided Design/Drafting).

O software é utilizado na elaboração de desenhos técnicos 2D (bidimensionais) ou na criação de modelos 3D (tridimensionais).

O AutoCAD possui uma versão de estudante excelente, com praticamente todas as funcionalidades da versão paga. Saiba mais no site da Autodesk

Interface do Software de Engenharia AutoCAD
Projeto sendo desenhado no AutoCAD. Fonte: Autodesk.

REVIT

Logo do Software de Engenharia Revit
Fonte: MV – BIM.

Apesar de ter aparentemente as mesmas funções do AutoCAD e de serem produzidos pela mesma empresa, o Revit possui muitas diferenças em relação a ele. A principal diferença é que o AutoCAD é, principalmente, uma ferramenta de desenho para criar a geometria básica que representa a vida real.

Já o Revit cria a geometria baseada em informações do mundo real (vem daí o termo “modelagem de informação de construção”, ou BIM).

O BIM pode ser definido como um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

O BIM pressupõe que quando o arquiteto modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais toda a informação necessária à representação gráfica (desenhos rigorosos), à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.

Simplificando: a partir do momento em que se desenha uma peça arquitetônica, como por exemplo um pequeno edifício, constituído por quatro paredes, um telhado e uma laje de piso, toda a informação necessária para a sua validação e execução, se encontra automaticamente associada a cada um dos elementos.

Por isso o BIM é tão vantajoso para o ramo da construção, pois viabiliza uma integração de etapas e permite que se faça alterações no projeto sem estresse.

Ao contrário do AutoCAD, no Revit, as etapas do desenho podem ser feitas automaticamente. Isto significa que, ao desenhar a planta, já é possível decidir por onde os cortes passarão, gerando o corte automaticamente, bem como a perspectiva.

A versão de estudante do Revit fica disponível por 3 anos. Saiba mais no site da Autodesk.

Interface do Software de Engenharia Revit
Projeto sendo desenvolvido no software de engenharia Revit. Fonte: Autodesk.

SKETCHUP

Logo do Software de Engenharia Sketchup
Fonte: Sketchup Blog.

SketchUp é um software específico para a criação de modelos 3D.

O SketchUp está disponível em duas versões: a versão profissional, Pro, e a versão gratuita, Make, (para uso privado, não comercial).

Sua principal característica é a facilidade de uso e aprendizado.

Saiba mais sobre o SketchUp no site

Interface do Software de Engenharia SketchUp
Desenho em 3D realizado no software de engenharia SketchUp. Fonte: SketchUp.

ARCHICAD

Logo do Software de Engenharia ARCHICAD
Fonte: EdgeHouse Studio.

O ARCHICAD é, assim como o REVIT, um software BIM. Sua mais recente versão inclui como diferencial a ferramenta escada.

O Archicad é considerado um programa 5D, pois, além da modelação 3D, permite a alimentação de dados à obra (e respectivo acompanhamento), em tempo real, bem como a quantificação de todo o processo e respectiva orçamentação.

Saiba mais no site oficial

Interface do Software de Engenharia ARCHICAD
Projeto de residência desenvolvido no ARCHICAD. Fonte: Graphisoft.

Softwares de orçamento

O orçamento é a determinação dos custos para execução de um empreendimento antes de seu início. Sem o orçamento em mãos, é impossível tomar decisões acerca de prazos e custos. Dada a importância desta operação, vamos conhecer agora algumas ferramentas capazes de nos auxiliarem nessa tarefa.

PRESTO

Logo Software de Engenharia Presto
Fonte: Arkisoft.

O Presto é um sistema completo para Orçamento, Planejamento, Acompanhamento e Controle de Obras. Elabora fluxo de caixa, controle de compras, comparativos, cronograma físico-financeiro e gera todos os relatórios necessários à obra.

O módulo de Orçamento de Obras do Presto possui uma interface gráfica de fácil utilização, onde cada elemento do orçamento é apresentado através de ícones.

Possui o MóduloPrestoCAD, que permite o levantamento das quantidades diretamente de um desenho DWG.

O Presto trabalha na plataforma BIM. O programa é capaz de extrair o máximo de informação do modelo BIM Revit para gerar o orçamento.

O Presto disponibiliza uma versão de teste. Para saber mais, acesse o site.

Interface do Software de Engenharia Presto
Interface do software de engenharia Presto. Fonte: Arkisoft.

VOLARE

Logo Software de Engenharia Volare
Fonte: Pinitech.

A funcionalidade de orçamentação do Volare 20 PRO permite trabalhar com múltiplas bases de dados e elaborar orçamentos para obras de qualquer porte e tipo.

O programa redige memorial descritivo, além de produzir orçamento sintético, orçamento analítico, listagem de material e mão-de-obra, curva ABC de insumos, de serviços ou de equipamentos, além de listagens de inconsistências de etapas e itens.

O Volare não possui versão de teste. Para baixar, é necessária uma licença profissional.

Mais informações no site oficial

ORSE

Logo Software de Engenharia Orse
Fonte: Ecivil.net.

O ORSE é um software para gerenciamento de obras totalmente gratuito, desenvolvido pelo CEHOP- Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe.

Possui um banco de dados extenso e constantemente atualizado. É um programa de fácil domínio, por ser bastante intuitivo.

Para saber mais e fazer o download, basta acessar o site oficial.

Interface do Software de Engenharia ORSE
Interface do software de engenharia gratuito ORSE. Fonte: Youtube.

Softwares Complementares

Para finalizar nosso post, vamos apresentar agora alguns softwares complementares, divididos em duas categorias: os Hidrossanitários e os Elétricos.

Primeiro, os Hidrossanitários.

PRO- HIDRÁULICA

Também distribuído pela Multiplus, responsável pelos softwares CYPECAD, Metálicas 3D e Arquimedes, o PRO-Hidráulica é um software para projetos de instalações hidráulicas e sanitárias: água quente e fria, esgoto, bomba de recalque, águas pluviais, fossas sépticas, gás natural e GLP.

O programa possui sistema integrado CAD e CAE, no qual os objetos gráficos são representados por tubos e conexões ao invés de linhas e blocos como no CAD puro.

Depois de elaborar o projeto em perspectiva bidimensional, é possível gerar as vistas das paredes e a perspectiva tridimensional da instalação.

Possui fórmulas de cálculo tais como Hazen- Williams, Manning Strickler, etc.

O Pro-Hidráulica está disponível apenas para profissionais. Saiba mais no site oficial.

Software de Engenharia Pro- Hidráulica
Pro- Hidráulica sendo utilizado juntamente com o AutoCAD. Fonte: Canal da Multiplus no Youtube.

QiHIDROSSANITÁRIO

Logo Software de Engenharia QiHidrossanitário
Fonte: AltoQi.

O QiHidrossanitário é desenvolvido pela AltoQi, responsável também pelo Eberick. Realiza projetos de instalações hidrossanitárias prediais, adequado às normas brasileiras e com recursos de cálculo, modelagem, dimensionamento, compatibilização e detalhamento.

Alguns dos processos automatizados pelo QiHidrossanitário são: o cálculo das pressões na rede hidráulica, verificação da distância entre o ramal ventilador e os desconectores, definição da declividade da rede sanitária, dimensionamento dos componentes da rede de água quente, dimensionamento da bomba hidráulica, entre outros.

O Qi Hidrossanitário está disponível na versão acadêmica do QiBuilder, plataforma que reúne vários softwares técnicos. Saiba mais no site oficial.

Projeto hidrossanitário em residencial de alto padrão realizado com o QiHidrossanitário
Projeto hidrossanitário em residencial de alto padrão realizado com o QiHidrossanitário. Fonte: Galeria de Projetos da AltoQi.

Agora, vamos aos softwares complementares elétricos.

QiELÉTRICO

Logo Software de Engenharia Qi Elétrico
Fonte: AltoQi

O QiElétrico também faz parte da plataforma QiBuilder, juntamente com o QiHidrossanitário.

O QiElétrico realiza projetos de instalações prediais de baixa tensão, adequado às normas brasileiras e com recursos de cálculo, modelagem, dimensionamento, compatibilização e detalhamento.

Alguns dos processos automatizados pelo QiElétrico são: lançamento dos eletrodutos, eliminação da sobreposição das indicações da fiação, dimensionamento considerando condutores em paralelo, dimensionamento das correntes de curto-circuito, entre outros.

O QiElétrico está disponível na versão acadêmica do QiBuilder. Para saber mais, acesse o site.

Projeto elétrico em residencial de alto padrão realizado com auxílio do QiElétrico
Projeto elétrico de residencial de alto padrão realizado com utilização do QiElétrico. Fonte: Galeria de projetos AltoQi.

QiSPDA

Logo Software de Engenharia QiSPDA
Fonte: AltoQi.

O QiSPDA também faz parte da plataforma QiBuilder, juntamente com o QiHidrossanitário e o QiElétrico.

O QiSPDA realiza projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, adequado à NBR 5419:2015 e com recursos de cálculo, modelagem, dimensionamento, compatibilização, detalhamento e avaliação de risco.

É importante salientar que o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo, com quase 60 milhões de descargas atmosféricas por ano.

Alguns dos processos automatizados pelo QiSPDA são: avaliação de risco, verificação gráfica do dimensionamento, geração do memorial de cálculo, lançamento das malhas, das descidas, dimensionamento das cordoalhas, entre outros.

O QiSPDA está disponível na versão acadêmica do QiBuilder. Para saber mais, acesse o site oficial.

Projeto de proteção contra descargas elétricas realizado com o auxílio do software de engenharia QiSPDA
Projeto SPDA de um bloco de condomínio realizado com a utilização do QiSPDA. Fonte: Galeria de Projetos AltoQi.

AUTOPOWER

Software para projetos: Elétricos, Cabeamento, Segurança, SPDA e Automação Residencial.

Com desenhos gerados no padrão DWG, o software trabalha com baixa tensão (127/220/380/440v), com Mono, Bi, Trifásico (de acordo com as normas ABNT) e com as tabelas das concessionárias brasileiras.

É desenvolvido pela Arkisoft, mesma empresa do software para cálculo de orçamentos Presto.

Possui versão de teste. Para saber mais, acesse o site oficial

Projeto elétrico realizado no AutoPower
Projeto elétrico sendo realizado no AutoPower. Fonte: TotalCAD.

ARKIELÉTRICA

Também produzido pela Arkisoft, o ARKIElétrica é um software para elaboração de projetos de instalações elétricas prediais. O software possui uma ampla biblioteca de símbolos e, após o lançamento dos símbolos, permite o lançamento das tubulações, manualmente ou de forma automática. Ao inserir o quadro, o software informa automaticamente o centro de cargas.

Calcula e detalha a fiação de todo o projeto, gera Quadro de cargas, legenda de símbolos e lista completa de materiais. No final do projeto é possível visualizar o 3D de toda instalação efetuada.

Possui versão de teste. Para mais informações, acesse o site oficial

Software de Engenharia ARKIElétrica
Projeto elétrico sendo realizado com o auxílio das ferramentas ARKIElétrica e AutoCAD. Fonte: Canal da Arkisoft no Youtube.

E aqui termina o nosso guia. Gostou? Acha que deixamos de fora algum software importante? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo ou mande um email para nossa equipe.

6 comentários em “Os principais softwares de engenharia e suas funcionalidades”

Deixe um comentário