Uma vez que você já conhece as hipóteses de calculo por trás do dimensionamento de seções submetidas à flexão, podemos avançar para a obtenção das equações em si. Nessa publicação você aprenderá como obter as equações para o cálculo da posição da linha neutra e da armação de flexão a ser adicionada à seção a fim de resistir ao momento solicitante.
Equacionamento para cálculo da área de aço
Antes de mais nada, nas deduções a seguir vamos considerar apenas o caso de concretos de até 50 MPa. Caso queira, lembrar as diferenças para os concretos com a resistência característica acima de 50 MPa basta conferir a publicação sobre hipóteses de cálculo.
Equilíbrio da seção para o dimensionamento
Primeiramente, vamos garantir o equilíbrio da seção transversal. A fim de alcançarmos isso, iremos igualar os momentos fletores e esforços normais externos aos momentos e forças internos à seção.
Vamos considerar uma seção submetida à flexão simples, ou seja, sem a presença de forças normais externas. Assim sendo, a força de compressão atuante no concreto deve ser igual a força de tração atuante na armação.
\mathrm{\sum N = 0 \rightarrow F_c = F_s}
Similarmente, o momento solicitante de cálculo \mathrm{M_{Sd}} deve ser igual ao momento gerado pelo binário força no concreto e força na armação.
\mathrm{\sum M = M_{Sd} \rightarrow M_{Sd} = F_c \cdot z}
Cálculo da linha neutra
Conforme apontado nas hipóteses de dimensionamento, apesar da distribuição de tensões de compressão no concreto ser no formato parábola-retângulo, iremos considerar um diagrama retangular com a tensão constate de \mathrm{0,85 \cdot f_{cd}}, distribuído até uma altura de \mathrm{0,8 \cdot x}.
Dessa forma, a área de concreto comprimida vale \mathrm{b_w \cdot 0,8 \cdot x} e para calcular a força de compressão basta multiplicar essa área pela tensão, agora uniforme, de \mathrm{0,85 \cdot f_{cd}}.
\mathrm{F_c = b_w \cdot 0,8 \cdot x \cdot 0,85 \cdot f_{cd}}
\mathrm{F_c = 0,68 \cdot b_w \cdot x \cdot f_{cd}}
Visto que a tensão de compressão é considerada agora como uniforme, o ponto de aplicação da força de resultante recém calculada será aplicada no ponto médio do bloco de tensões (distante \mathrm{0,4 \cdot x} da borda comprimida). Sendo assim, o braço de alavanca \mathrm{z} pode ser calculado por \mathrm{z = d- 0,4 \cdot x}.
Ao retornarmos ao equilíbrio dos momentos, teremos:
\mathrm{M_{Sd} = F_c \cdot z}
\mathrm{M_{Sd} = 0,68 \cdot b_w \cdot x \cdot f_{cd} \cdot (d- 0,4 \cdot x)}
Logo após, podemos rearranjar a equação acima da seguinte forma:
\mathrm{\dfrac{M_{Sd}}{b_w \cdot f_{cd}} = -0,272 \cdot x^2 + 0,68 \cdot d \cdot x}
É possível organizar a equação acima em um formato conhecido de equação do segundo grau \mathrm{a \cdot x^2 + b \cdot x + c = 0}.
\mathrm{0,272 \cdot x^2 - 0,68 \cdot d \cdot x + \dfrac{M_{Sd}}{b_w \cdot f_{cd}} = 0}
Com o propósito de simplificar, podemos fazer \mathrm{k=\dfrac{M_{Sd}}{b_w \cdot f_{cd}}} e resolver essa equação do segundo grau em função de \mathrm{x}, a fim de obtermos a posição da linha neutra:
\mathrm{x = \dfrac{0,68 \cdot d \pm \sqrt{(-0,68 \cdot d)^2 - 4 \cdot 0,272 \cdot k}}{2 \cdot 0,272}}
\mathrm{x = \dfrac{0,68 \cdot d \pm \sqrt{0,4624 \cdot d^2 - 1,088 \cdot k}}{0,544}}
Cálculo da área de aço
Em segundo lugar, após o cálculo da altura da linha neutra, podemos calcular o valor do braço de alavanca \mathrm{z = d - 0,4 \cdot x}. Já que \mathrm{F_c = F_s}, temos:
\mathrm{M_{Sd} = F_s \cdot z}
Em seguida, podemos substituir a força na armadura pelo produto da área de aço pela tensão:
\mathrm{M_{Sd} = (A_s \cdot f_s) \cdot z}
\mathrm{A_s =\dfrac{M_{Sd}}{z \cdot f_s}}
Caso ainda tenha dúvidas sobre os domínios de dimensionamento, separei um vídeo para você que explica passo a passo a utilização dos domínios de deformação no cálculo de vigas de concreto:
Para os domínios 2 e 3, em que a deformação do aço é superior a deformação de escoamento, a tensão no aço é igual a tensão de escoamento do mesmo. Dessa forma:
\mathrm{f_s = f_{yd}}
\mathrm{A_s =\dfrac{M_{Sd}}{z \cdot f_{yd}}}
Exemplo aplicado sobre dimensionamento de vigas
A fim de aplicarmos o que aprendemos até então, vamos resolver uma viga de 14 cm de largura por 40 cm de altura submetida a um momento fletor característico positivo (traciona a borda inferior da viga) \mathrm{M_{Sk} = 20 \; kN \cdot m}. Será considerado um concreto de 20 MPa, aço CA50 (\mathrm{f_{yk} = 500 \; MPa}) e um cobrimento de 2,5 cm.
Caso prefira, você pode acompanhar também a resolução das questões através do vídeo abaixo!
Primeiramente, vamos obter o momento fletor de cálculo para essa viga:
\mathrm{M_{Sd}=\gamma_f \cdot M_{Sk}}
\mathrm{M_{Sd}=1,4 \cdot 20 = 28 \; kN \cdot m}
Com o propósito de calcularmos a altura útil para a viga, vamos considerar barras de 12,5 mm para a armadura longitudinal e estribos de 5,0 mm:
\mathrm{d = h - c - \phi_t - \dfrac{\phi}{2}}
\mathrm{d = 40 - 2,5 - 0,5 - \dfrac{1,25}{2} = 36,4 \; cm}
Cálculo da posição linha neutra
Em seguida, através da equação apresentada anteriormente, podemos calcular agora a posição da linha neutra:
\mathrm{k=\dfrac{M_{Sd}}{b_w \cdot f_{cd}} =\dfrac{2800}{14 \cdot \dfrac{2}{1,4}} = 140 \; cm^2}
\mathrm{x = \dfrac{0,68 \cdot d \pm \sqrt{0,4624 \cdot d^2 - 1,088 \cdot k}}{0,544}}
\mathrm{\dfrac{24,75 \pm \sqrt{0,4624 \cdot (36,4)^2 - 152,3}}{0,544}}
\mathrm { x = \left\{ \begin{array}{ll} 84,9 \; cm \\ 6,1 \; cm \end{array} \right. }
Visto que o exemplo se trata de uma viga submetida à flexão simples (sem presença de esforços normais), não seria possível uma linha neutra que não cortasse a seção. Assim sendo, o resultado \mathrm{x = 84,9} \; cm pode ser descartado.
Uma vez que o limite da linha neutra do domínio 2 vale \mathrm{x_2 = 0,259 \cdot d = 9,4 \; cm} e a linha neutra encontrada (\mathrm{x = 6,1 \; cm}) foi inferior a esse valor, a ruptura no Estado Limite Último é dada no domínio 2.
Cálculo da área de aço
Já que conhecemos agora a profundidade da linha neutra, é possível então determinar o valor do braço de alavanca:
\mathrm{z = d - 0,4 \cdot x}
\mathrm{z = 36,4 - 0,4 \cdot 6,1 = 33,9 \; cm}
Visto que a seção encontra-se no domínio 2, a tensão atuante na armação é igual a tensão de escoamento da mesma. No caso, como estamos utilizando aço CA50, a tensão de escoamento característica e de cálculo valem:
\mathrm{f_{yk} = 500 \; MPa = 50 \; kN/cm^2}
\mathrm{f_{yd} = \dfrac{f_{yk}}{\gamma_s} = \dfrac{50}{1,15} = 43,5 \; kN/cm^2}
Em seguida, em posse do valor do braço de alavanca e da tensão atuante na armação (que no caso é igual a tensão de escoamento) podemos calcular a área de aço necessária:
\mathrm{A_s =\dfrac{M_{Sd}}{z \cdot f_{yd}}}
\mathrm{A_s =\dfrac{2800}{33,9 \cdot 43,5} = 1,9 \; cm^2}
Nós podemos confirmar o resultado encontrado utilizando a nossa Calculadora de Vigas:
[formulario-calculadora-flexao]Por fim, após o dimensionamento da área de aço necessária, o próximo passo será desenvolver o detalhamento da seção transversal para a viga em questão.
Recado final sobre dimensionamento de vigas
Se você se interessou por esse conteúdo, quero convidar você para conferir o curso Essencial em Concreto Armado do professor Rangel Lage em que você irá aprender a utilizar o software TQS (na minha opinião, o melhor software do mercado) passando por TODAS as etapas (desde a concepção estrutural até elaboração das pranchas) necessárias para o desenvolvimento de um projeto completo.
Nessa publicação você aprendeu como realizar o dimensionamento de uma viga de concreto armado submetida à flexão simples.
Fonte:
ARAÚJO, J. M. Curso de Concreto Armado. Rio Grande: Editora Dunas, 2014. v. 1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.
CARVALHO, R. C.; FIGUEIREDO FILHO, J. R. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado Segundo a NBR 6118:2014. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
Gostaria de ter acesso a um curso sobre modelagem de alvenaria estrutural no Revit?
Aproveite enquanto está com um preço especial.
Gostaria muito de baixar o soft que você nos disponibilizou, porém, após diversas tentativas ainda não consegui. Seria possivel você criar um link para baixarmos direto da nuvem?
Obrigado pela informação, Marco!
Nossa equipe vai analisar o problema.
Em breve lhe dou um retorno.
Excelente post. Continue assim. Muito obrigado.
Muito obrigado, Marco.
Abraço!
Olá, quando baixo o conjunto ebook diz que o arquivo está danificado. Seria possível eu realizar o download de alguma outra forma? Muito obrigada desde já.
Olá, Sabrina,
Irei verificar isso e te passo.
Bom dia Sr´s
Goste muito da matéria sobre calculo das vigas, estou cursando Engenharia Civil e foi muito util pra mim, gostaria de baixar a calculadora de Vigas, mas não estou conseguindo, sera que consegue me enviar via email?
Obrigado
Olá, Ederson,
Tentou acessar pelo menu de materiais gratuitos?
https://www.guiadaengenharia.com/materiais-gratuitos/
Abraço!