O que é um muro de arrimo e seus principais tipos!

Você já deve ter ouvido falar sobre muros de arrimo.

Mas afinal: o que é um muro de arrimo? Quais os tipos de muro de arrimo? Qual sua finalidade?

Bem, agora nós vamos te ajudar nesse questionamento!

Nesse post vamos abordar de maneira geral o conceito de muro de arrimo e os principais tipos encontrados na prática!

Caso, além de conhecer mais sobre muros de arrimo, você queira também aprender sobre o dimensionamento do muro, temos um post exclusivo sobre isso pra você!

Agora, vamos ao conteúdo!

Muro de arrimo

Então, sem mais delongas, vamos logo ao conceito de muro de arrimo!

Muro de arrimo é uma estrutura de contenção!

A função de um muro de arrimo é garantir a estabilidade contra a ruptura de maciços de solo, sendo responsável por suportar as tensões horizontais ocasionadas pelo peso próprio do maciço e por carregamentos externos.

Além disso, os muros de arrimo tem como características principais serem estruturas contínuas, que podem possuir fundações rasas ou profundas e serem executadas dos mais diversos materiais.

Muro de arrimo
Muro de arrimo

De maneira geral, podemos classificar os muros de arrimo em dois grupos principais:

  • Muros de gravidade;
  • Muros de flexão.

Mas vamos com calma!

Agora que você já está se familiarizando com os conceitos de contenção e tipos de muro de arrimo, vamos falar um pouco mais sobre os muros de gravidade.

Muros de gravidade

De maneira simplificada, muro de arrimo de gravidade é aquele que realiza a contenção do maciço de solo por meio de uma combinação entre o seu peso próprio e suas características geométricas!

Justamente devido a isso, costumam ser estruturas mais robustas, com elevado peso.

Os muros de arrimo de gravidade podem ser executados com os mais diversos tipos de materiais.

Temos como exemplos principais: alvenaria, concreto ou até materiais especiais, como sacos de solo-cimento e pneus.

Os muros de gravidade são geralmente utilizados para conter desníveis pequenos ou médios, não sendo indicados para desníveis muito superiores a 4,0 metros.

Para conter grandes desníveis por meio apenas do seu peso próprio seria necessário um muro com grandes dimensões. Isso acarretaria problemas executivos, maior custo com material e também possíveis problemas de tensões de compressão no solo.

Então, agora vamos falar sobre alguns dos tipos mais usuais de muros de gravidade.

Muros em alvenaria

Os muros de alvenaria, geralmente executados com pedras, são um tipo bem comum de murro de arrimo, principalmente quando o desnível a ser contido é pequeno,com alturas inferiores a 3,0 m.

Tais muros podem ser executados simplesmente pelo arrumamento manual das pedras, em que a resistência do muro é obtida pelo engrenamento entre as pedras.

A execução desse tipo de muro é simples e pouco custosa, principalmente se já houverem muitas pedras no local da construção, além de não precisar executar nenhum sistema de drenagem, visto que o material por si só já é drenante.

Entretanto não é aconselhável tal execução para muros com alturas superiores a 2,0 m.

Nesse caso, é aconselhável a utilização de argamassa com a finalidade de ligante entre as pedras, gerando mais estabilidade para o muro.

Caso o muro seja executado com argamassa, no entanto, será necessário prever algum dispositivo de drenagem para a estrutura, como por exemplo drenos de areia ou tubos barbacãs, já que a adição de argamassa comprometerá a drenagem do muro.

Muro de alvenaria de pedras
Muro de alvenaria de pedras

Muros de concreto ciclópico

Antes de falarmos sobre muro de concreto ciclópico, o que exatamente é concreto ciclópico?

Concreto ciclópico é um concreto simples (água, areia, agregado graúdo e cimento) com adição de até 30% de pedra de mão ou matacão.

Os muros de concreto ciclópico costumam ser economicamente viáveis para contenções de até 4,0 metros de altura.

Para execução desse tipo de muro, diferentemente do muro de pedra, é necessário o uso de formas de madeira. o que torna esse tipo de construção um pouco mais onerosa, se comparada com a solução anterior.

Assim como o muro de pedra com argamassa, pela característica impermeável do concreto ciclópico, é necessária a utilização de algum dispositivo drenante na estrutura.

Geralmente, os muros de concreto ciclópico possuem geometria trapezoidal ou de degraus, apresentando sempre, por ser um muro de gravidade, grande volume de concreto ciclópico.

Muro de concreto ciclópico
Muro de concreto ciclópico

Muros de gabião

Gabiões são gaiolas metálicas preenchidas com pedras manualmente organizadas.

Tais gaiolas são executadas com fios de aço com galvanização dupla, para melhor proteger o material das intempéries.

Os gabiões tem geramente dimensão de 2,0m x 1,0m x 1,0m, porém, no caso de muros com grande comprimento, podem ser  utilizados gabiões 4,0m x 1,0m x 1,0m.

Os muros de gabiões são então, uma justaposição de gabiões até a altura desejada de contenção, não sendo recomendados para alturas superiores a 4,0 m.

Por serem formadas por pedras, possuem propriedades drenantes, não necessitando de dispositivos extras de drenagem ao longo do muro.

Muro de gabiões
Muro de gabiões

Muros de saco solo-cimento

Os sacos de solo-cimento utilizados nesse tipo de muro são executados, geralmente, com uma mistura de solo-cimento proporção entre 1:15 e 1:10, envolvidos em sacos de poliéster.

Na execução, os sacos de solo-cimento são colocados manualmente em posição horizontal, seguindo a orientação do muro, e depois de posta cada “fiada”, os sacos são compactados, geralmente de maneira manual com soquetes, de modo a diminuir o volume de vazio nos mesmos e aumentar a estabilidade do muro.

Cada camada é posta manualmente de forma desencontrada com a camada anterior a fim de aumentar o intertravamento entre as camadas.

Tal técnica tem se tornado muito comum ultimamente por ser uma solução econômica, se comparada com muros de concreto ciclópico, pela não necessidade de mão de obra especializada, e por ser uma solução para o uso de solos residuais.

Muro de sacos de solo-cimento
Muro de sacos de solo-cimento

Muro de pneus

O uso de pneus em obras de contenção é uma solução relativamente nova, mas que tem ganho muita força, principalmente por ser uma solução ecossustentável e também de baixo custo, comparado com outras soluções já citadas.

A execução é semelhante à execução de muros de saco de solo-cimento. Os pneus são colocados manualmente, com cada camada horizontal se desencontrando da camada imediatamente inferior. No interior dos pneus, que são postos de maneira horizontal, uma mistura de solos é adicionada e compactada.

Os pneus são amarrados, preferencialmente, por meio de cordas de polipropileno.

Uma característica desse tipo de muro é que o mesmo é mais flexível que os demais muros supracitados, ou seja, as contenções com muros de pneus podem sofrer deformações superiores à de outros métodos.

Por isso, esse tipo de contenção não é indicado em casos que o maciço não possa sofrer muitas deformações, como é o caso por exemplo, de um aterro para execução de edificações ou mesmo para ferrovias.

Muro de pneus
Muro de pneus

Muros de flexão

Agora vamos falar um pouco mais sobre outro tipo de muro de arrimo, os muros de flexão.

Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas que os muros de gravidade e resistem aos esforços de empuxo do solo por meio da flexão, logo, tais estruturas são geralmente executadas em concreto armado.

Tais muros podem ter, ou não, a presença de contrafortes ao longo de sua extensão, com a finalidade de aumentar a inércia, e por consequência, a estabilidade do muro.

Outra característica é que os muros de flexão também podem ser ancorados por tirantes ou em sua base.

Tal ancoramento melhora a estabilidade de muro, permitindo assim a construção de muros com maiores alturas e com deformações muito baixas.

Muro de flexão sem contrafortes
Muro de flexão sem contrafortes

Nesse post, apresentamos o conceito e os principais tipos de muros de arrimo, suas características principais e explicamos a situação de utilização de cada um.

Se você quiser saber um pouco mais sobre as etapas de dimensionamento de um muro de gravidade ou acompanhar o dimensionamento do mesmo, você também encontra aqui!

 

Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixa nos comentários que a gente responde!

Não deixe de seguir nosso blog, assinar nossa newsletter, além de acompanhar nosso canal no Youtube e ficar por dentro das novidades!

Até a próxima!

16 comentários em “O que é um muro de arrimo e seus principais tipos!”

  1. Muito bom!
    Quem deve fazer o muro de arrimo!?
    Possuo um terreno em condomínio fechado. Tanto em meu terreno quanto no do vizinho não há construções ainda. Meu vizinho fez a terraplenagem de seu terreno, rebaixando-o 2.40m em relação ao meu e qdo perguntei sobre o arrimo, me disse q é problema meu e se recusa a faze-lo ou no mínimo a dividir os custos comigo. O fato eh q meu terreno está fragilizado e não posso começar a construir sem a devida contenção. A lesgislação do condomínio não diz nada a respeito. Eu realmente devo arcar com o muro de arrimo sozinho ou qual o procedimento a ser tomado!? obrigado

    Responder
    • Bom dia, Paulo. Tudo bem?
      Na prática, geralmente quem faz o corte no terreno natural executa logo uma contenção, até porque, o terreno na região do corte com alguma chuva ou carga adicional pode acabar desabando pro terreno dele. No seu caso, é mais um problema legal mesmo. Tente entrar em contato com a administração do seu condomínio e veja como pode resolver isso. Mas como eu disse, qualquer chuva pode acabar por instabilizar a região do corte, então tentem resolver o mais rápido possível para evitar maiores perdas para ambos!
      Abraço!

      Responder
  2. Boa tarde, Felipe Marinho

    Sou JOEL, aluno do SENAI TATUAPÉ-SP, e estou em vias de terminar meu TCC e preciso concluir meu orçamento a respeito de MURO DE ARRIMO, mas quero faze-lo o mais perto possível da realidade atual.
    Tenho um terreno verdadeiro no bairro do Ipiranga que quero usar como modelo para meu TCC.
    NO FUNDO TENHO UM TALUDE DE 50 METROS DE COMPRIMENTO POR 3 METROS DE ALTURA.
    Qual o melhor tipo de muro???
    Após fazer o muro de arrimo, pretendo colocar acima uma pergolado para que pessoas possam sentar e bater papo, pois será um restaurante.
    posso instalar um deck de madeira??? ou somene grama são carlos, para fazer de piso???

    Grato
    JOEL

    Responder
    • Bom dia, Joel. Tudo bem?
      Sobre sua dúvida a respeito do tipo de muro a ser utilizado, o ideal seria analisar o tipo de solo que será contido, a qualificação da mão-de-obra local, materiais disponíveis na região. Pois pra essa altura de contenção, tanto muros de gravidade quanto muros de flexão são opções viáveis. Acredito de antemão, que o muro de gravidade seja mais econômico, mas como falei anteriormente, são várias variáveis e a nível de projeto, tais condições precisam ser verificadas.
      Sobre a utilização do local, não entendi se o restaurante será na região elevada ou será ao lado da contenção , na região mais baixa. de qualquer forma, você deve considerar essa sobrecarga de utilização para o cálculo dos empuxos de terra.
      Sobre o deck de madeira, basta verificar as tensões admissíveis do solo no seu terreno.
      Obrigado pela mensagem e espero ter ajudado.
      Abraço!

      Responder
  3. Bom dia Filipe, ótimo post!
    Sou recém formado e, infelizmente, não tive a parte de dimensionamento do muro. Necessito fazer um projeto, porém encontrei dificuldades somente com a teoria. Gostaria de tirar algumas dúvidas, se possível. Considerando um muro com altura de aproximadamente 2,00 m, um muro de gravidade seria o mais indicado. Contudo, existe a ideia de futuramente ser executada uma piscina na parte elevada. Dito isso, o muro de gravidade ainda atende ou o ideal seria de flexão mesmo com altura relativamente baixa? E quanto a fundação do mesmo?

    Obrigado,
    Victor

    Responder
    • Boa tarde, Victor. Tudo bem?
      Sobre a ideia de executar uma piscina na parte elevada, não vejo impossibilidade de se utilizar um muro de gravidade. Mas tenha muito cuidado com a drenagem desse muro, visto que essa piscina pode ter, no futuro, problemas de vazamentos, o que afetará no empuxo do solo nesse muro, por isso teria apenas uma atenção especial a drenagem. Acredito que não vá haver mudança de carga muito elevada com essa piscina, porém considere uma sobrecarga de pessoas próximas ao muro, para simular uma possível reunião nessa área. Fazendo isso e respeitando os fatores de segurança, você conseguirá executar um projeto seguro!
      Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, pode entrar em contato. Abraço!

      Responder
      • Bom dia, tudo bem! Agradeço a resposta!!
        Nesse caso, optando pelo muro de gravidade, o mesmo teria uma seção (como vista nos exemplos) uniforme em todo seu comprimento (10m) com concreto ciclópico dispensando as armaduras?
        E quanto a fundação?
        Última dúvida: Em relação a muros de arrimo executados com pilares, vigas armadas e alvenaria, visando economia. Seria indicado/viável?

        Responder
        • Opa, Victor. Se você optar por muro de gravidade, pode sim fazer ele com a mesma seção transversal ao longo de todo o comprimento, no caso, não seria necessário armar (no caso de muro de gravidade). Sobre a fundação do muro de gravidade, seria a sua própria base. Lembrando que você deve verificar as tensões no solo. Recomendo você dar uma leitura nos nossos outros posts sobre dimensionamento de muro de gravidade.
          Sobre os muros com pilares e vigas armadas, eles funcionam como um muro de flexão, então você deve dimensionar cada elemento com os devidos esforços de flexão, sendo o dimensionamento bem distinto de um muro de gravidade. Sobre viabilidade técnica, você pode usar para vencer 2m de desnível, com certeza. Apenas lembre de fazer todos os dimensionamentos. Quanto a viabilidade econômica, aí cabe a você fazer o estudo de custos das duas soluções, mas levaria em conta sim, essa possibilidade de muro com pilares e vigas.
          Abraço!

          Responder
          • Entendido Filipe, já verifiquei os posts relacionados e esclareci várias dúvidas, são muito bons, com certeza consultarei novamente. Muito obrigado pelo retorno e resposta rápida.
            Abraço!

          • Fico feliz em ter ajudado, Victor.
            Muito obrigado pelo elogio e por acompanhar nosso blog!
            Sucesso.
            Abraço!

  4. Olá, tenho uma dívida, tenho um terreno e no fundo dele tem um barranco de uns 8m de altura, gostaria de saber se o correto é fazer o muro com 8 metros vá vertical? Ou fazer em escada com 2 muros de 4 metros com uma laje de 2 metros entre eles, ou ainda, somente um muro de 4m já resolve? Valeu obrigado

    Responder
    • Bom dia, Edilson, tudo bem? 8 metros já é um desnível alto. São muitas as variáveis para determinar a melhor solução, tanto para sua segurança como para sua economia. Minha recomendação é que você contrate um engenheiro para avaliar com mais critério sua situação e consiga dimensionar corretamente a contenção para esse desnível!

      Responder
  5. Olá, tenho uma dúvida, no meu lote foi construído um muro de arrimo que tem uns 15 metros de comprimento e altura de 2 metros, sendo que até 1 metro é de barranco natural do terreno e 1 metro foi usado terra para nivelar. Esse aterro fica no terreno do vizinho e nessa altura de 2 metros foi feito uma viga de 30 cm de altura por 20 de largura travando o muro, e usamos bloco de 20×40 cm vazado o meu lado é a parte de baixo e é plana. Acima desse arrimo foi construído muro simples, isso há uns 10 anos, porém na fundação foi feito uma vala de 40 cm, e tubulão de 1 metro de profundidade sem “ferragem horizontal”, viga, sendo que desses 40 cm, 20 cm estão dentro da vala, e 20 cm estão exposto em alguns lugares, e foi usado ferragens apenas nos pilares, e a distância é de 3 em 3 metros entre um pilar e o outro. A distância entre o muro e minha casa é de 1 metro. Gostaria de saber se é necessário reforçar o alicerce e qual procedimento? Pensei em fazer rente com um muro uma viga de 30 cm de profundidade por 10 cm de largura e gaiola pelo menos nos pilares que estão em direção à casa. Isso ajudaria ou não? Já que o muro é antigo. Lembrando que o muro não apresenta problemas eu que estou com medo, embora não entendo nada. Obrigada por disponibilizar esse canal que é muito bacana, desde já agradeço, abs

    Responder
  6. boa tarde Felipe marinho cara tenho um muro de contenção de 12 metros de altura por 25 de comprimento para segurar uma erosão na minha fazenda lateral de uma estrada que mais indicado para um muro desse porte já consultei alguns profissionais mais não conseguem me presentar uma solução

    Responder
  7. loteamento mosaico da serra em mogi das cruzes…toda a quadra 2 estava em desnivel tanto de norte x sul como de leste x oeste; durante muito tempo “alguem” andou movimentando e retirando muita terra em varios lotes; com a retirada de terras do lote mais baixo a leste, ficou um barranco entre o lote mais alto a oeste na divisa entre os dois lotes; ambos os lotes eram do mesmo dono e isso ocorreu por volta do ano 2.008 e 2.010; em 2.013 aproximadamente o lote mais alto foi vendido para a sr.X; em 2.015 mais ou menos, o sr. X resolveu construir sua casa e quando esta, ainda nos alicerces, um temporal violento causou deslizamento de terras e agora o sr.X que pague pelos prejuizos. De quem e a culpa, quem para pelo ocorrido, Eu, o sr. X ou São Pedro. …..

    Responder
  8. em tempo acrescentando: o deslizamento de terras ocorreu na divisa dos dois lotes, nos fundos do lote superior para o inferior, deixando um barranco de 2,00 mts.
    VEM COMENTÁRIO ANTERIOR. Grato pela atenção

    Responder

Deixe um comentário